Barómetro Setorial da Piscina em Portugal 2024
Conheça as principais conclusões
Dando continuidade ao projeto iniciado pela Associação, o ano passado, de realizar, anualmente, um questionário aos profissionais do setor, são agora conhecidos os resultados do Barómetro Setorial de 2024.
Com um aumento de 27% no número de respostas obtidas, caminhamos para uma representação cada vez mais verídica do setor.
Foco na categorização das empresas
A novidade para este ano, foi tentar averiguar as áreas de negócio a que se dedicam as empresas do setor, o tipo de serviço que disponibilizam, assim como o nível de faturação, o número de funcionários e como estes se distribuem dentro da própria empresa.
A principal conclusão é que este é um setor dominado pela piscina privada, que tem vindo, cada vez mais, a perder a sazonalidade, que antes o definia e que está baseado em micro e pequenas empresas que se dividem, quase de forma igual, entre as áreas da construção, renovação, manutenção e venda de equipamento.
*** São poucas as empresas que dedicam o seu trabalho, exclusivamente, a uma área de negócio. Preferem, antes, apresentar uma oferta mais apetecível e completa aos clientes e prestar vários serviços em simultâneo. ***
Construção assume-se como área de negócio mais rentável
Após um 2023 muito forte no setor da renovação de piscinas, em 2024, a projeção é conseguir manter um grande volume deste tipo de projetos. A construção de piscinas assume-se como a parte mais rentável do setor, onde o fluxo de trabalho aumentou, segundo 50% das empresas.
Fatores de Decisão do Consumidor alteram-se
Apesar de pelo 2º ano consecutivo os produtos mais procurados pelos consumidores serem as Eletrólise de Sal, Bombas de Calor e Coberturas, curiosamente, o padrão de consumo dos clientes, quanto aos fatores de decisão no momento da escolha do profissional, alterou-se.
Em 2024, a procura por “equipamentos e instalações de fácil manutenção” ou “serviços integrados” de construção e manutenção de piscinas, lideram os fatores de decisão, a par do “baixo consumo energético dos equipamentos”.
Previsão de crescimento mantêm-se
Regra geral, os profissionais continuam bastante confiantes no setor, prevendo crescimentos consideráveis para as suas empresas em 2024. Para isso, as apostas em novas tecnologias mais ecológicas e em marketing, serão os motores para tornar realidade as perspetivas de crescimento.
__________________________________________________________________________________________________________
O Barómetro Setorial está disponível, na integra, para Associados da APP. Poderá utilizar as suas credenciais para aceder à área exclusiva e aceder ao ficheiro no separador Documentos Técnicos.
Se ainda não é Associado da APP, faça a sua adesão online, preenchendo a Ficha de Inscrição. Ser membro da APP é um exercício de responsabilidade setorial que o permite contribuir ativamente para a defesa dos interesses empresariais do setor. Além de que pertencer à APP permite-lhe manter-se informado de todas as novidades do setor, ter acesso a formação e a aconselhamento técnico e sobretudo estar ligado a toda a cadeia de valor do setor das piscinas em Portugal.