Política de privacidade

Estes dados são registados informaticamente e destinam-se única e exclusivamente para contacto por parte desta entidade.

APP Piscinas

Setor de Piscinas consolida crescimento e rentabilidade

Setor de Piscinas consolida crescimento e rentabilidade

Principais Conclusões | Barómetro Setorial

No seguimento do seu compromisso com os Associados e do seu posicionamento face, à necessidade de se conhecer o setor da piscina, em Portugal, a APP realizou, durante os meses de Março e Abril, um questionário com o objetivo de recolher informações sobre o ano de 2022, conhecer as expectativas dos profissionais para 2023 e apurar as principais dificuldades sentidas por estes no desempenho da sua atividade.

A APP acredita que este estudo trará aos profissionais um retrato interessante sobre o setor revelando o seu crescimento e rentabilidade.

 

Um 1º trimestre positivo especialmente para os projetos de renovação

O ritmo e a intensidade de projetos e encomendas, neste 1º trimestre de 2023, mantiveram-se quando comparado com o período homólogo de 2022, apresentando inclusive um aumento de procura no caso dos projetos de renovação de piscinas. O desafio aqui, passa pelos profissionais conseguirem converter esses pedidos que recebem em projetos reais, “em andamento”.

 

TOP 3 - Tendências de Mercado

Seguindo a tendência europeia, também em Portugal os produtos mais procurados pelos clientes são os equipamentos de Eletrólise de Sal e as Bombas de Calor. Já em 3º lugar surgem as Coberturas Térmicas/Segurança.

Uma rápida análise a estas tendências, que referem 3 produtos associados à eficiência hídrica e energética que melhoram resultados e reduzem consumos, torna claro que o cliente está de facto mais consciente e predisposto à adoção de soluções “amigas do ambiente” que combatam, à sua maneira, o desperdício.

 

Rapidez na execução e Eficiência Hídrica e Energética são fatores de Decisão preferenciais

Quando analisados os fatores de decisão para o cliente, o aumento da necessidade de se reduzir os prazos de execução e de entrega, tanto em projetos de construção como de renovação, ganha o 1º lugar.

Em 2º lugar, a Eficiência Hídrica e Energética, consolida-se como fator de decisão do cliente, especialmente sensível perante a escalada do preço da energia vivida desde o início do ano e o seu impacto direto no dinheiro disponível mensalmente.

Uma referência ainda para a parte estética e visual dos projetos com os clientes a eleger para 3º lugar como fato de decisão o design da piscina que se pretende exclusivo e premium.

 

Contexto atual de incerteza traz novas dificuldades para os profissionais

O início de 2023 ficou marcado por preocupações e algumas incertezas, diante da complexa situação económica não só do país, mas também da europa e das perspetivas a curto/ médio prazo.

Assim, aos desafios intrínsecos do sector, como a profissionalização, a falta de pessoal qualificado e o combate à concorrência desleal, somam-se outros fatores, de natureza externa, como os aumentos consecutivos dos preços dos materiais, a crise económica e a possível tomada de decisões restritivas sobre o consumo de água dada a situação de seca extrema que se vive no país.

Perante este contexto os profissionais são unanimes na sua visão positiva de crescimento do setor e das próprias empresas sem, contudo, negligenciar os sinais dos mercados nacional/internacional.

À APP, enquanto Associação representativa dos profissionais do setor e perante as análises decorrentes deste Estudo Setorial, cabe continuar a trabalhar diariamente para dinamizar, proteger e profissionalizar este setor, dos poucos que continua a crescer em Portugal.

 __________________________________________________________________________________________________________

O Relatório do Barómetro Setorial estará disponível, na integra, para Associados da APP, a partir da 2ª quinzena de Julho. Poderá utilizar as suas credenciais para aceder à área exclusiva e aceder ao ficheiro no separador Documentos Técnicos.

Se ainda não é Associado da APP, faça a sua adesão online, preenchendo a Ficha de Inscrição. Ser membro da APP é um exercício de responsabilidade setorial que o permite contribuir ativamente para a defesa dos interesses empresariais do setor. Além de que pertencer à APP permite-lhe manter-se informado de todas as novidades do setor, ter acesso a formação e a aconselhamento técnico e sobretudo estar ligado a toda a cadeia de valor do setor das piscinas em Portugal.

Principais Parcerias