Política de privacidade

Estes dados são registados informaticamente e destinam-se única e exclusivamente para contacto por parte desta entidade.

APP Piscinas

Otimizar os consumos da Piscina?

Otimizar os consumos da Piscina?

Conheça as 5 principais recomendações

A crescente preocupação com a escassez de recursos (energéticos e hídricos) e a maior predisposição à adoção de soluções mais eficientes, “amigas do ambiente” que combatam o desperdício, por parte do consumidor em geral e dos atuais e potenciais proprietários de piscinas, em particular, demonstram que os Profissionais deste Sector devem, também eles, tendencialmente, adotar novas formas de otimizar as piscinas dos seus clientes, aquando da sua prestação de serviços de construção, renovação, manutenção de piscinas.

Face a esta tendência de mercado, que encaramos como positiva, a APP, enquanto Associação representativa dos profissionais do setor das piscinas, opta por partilhar 5 recomendações para a otimização da piscina.

1. O esvaziamento da piscina no processo de recuperação da água, deve ser o último recurso, optando, sempre que possível, por recuperar a água utilizando processos químicos e renovando pequenas quantidades de água.

2. Controlar os parâmetros da qualidade da água e acompanhar o funcionamento da piscina, facilitará os trabalhos de manutenção e permitirá oferecer uma melhor experiência ao cliente, assegurando a melhor qualidade da água possível.

Outra forma de otimizar os consumos da piscina, quer energéticos, quer hídricos, é optar por equipamentos mais eficientes no seu funcionamento. Neste sentido, deixamos algumas recomendações.

3. A instalação de uma cobertura sobre plano de água, reduz as perdas de água por evaporação em até 80% durante os períodos de não utilização da piscina. A título exemplificativo, uma piscina média, com um plano de água de 50m2, pode perder, por evaporação, até 1500 litros de água por semana. Se se tratar de uma piscina aquecida, este valor pode crescer exponencialmente.

4. A utilização de filtros de cartucho, em detrimento de filtros de areia, pode representar uma poupança de até 95%, no consumo de água.

Enquanto que um filtro de areia deve ser lavado semanalmente, gastando por volta de 700 litros de água em cada lavagem, que terá de ser reposta. Um filtro de cartucho, para uma piscina das mesmas dimensões, precisará de ser lavado 2 a 3 vezes por ano, gastando cerca de 100 litros por lavagem.

5. As bombas de velocidade variável reduzem o consumo energético da piscina, melhorando a qualidade de filtração, com as suas velocidades de funcionamento reduzidas, mas, sendo capazes de aumentar o caudal para a lavagem dos filtros, promovendo uma lavagem mais rápida e eficaz. Desta forma, é possível diminuir o consumo energético em até 60%, para o mesmo tempo de filtração.

 

A APP acredita na importância de fazer chegar este tipo de informações aos potenciais e atuais proprietários de piscinas, para que estes possam, eles próprios tomar decisões mais conscientes. Nesse sentido criámos um documento informativo – exclusivo para associados APP – que se encontra disponível na Área Exclusiva para Associados, no separador Notas Técnicas.

Principais Parcerias