Política de privacidade

Estes dados são registados informaticamente e destinam-se única e exclusivamente para contacto por parte desta entidade.

APP Piscinas

Revisão do Catálogo Normativo Nacional

Revisão do Catálogo Normativo Nacional

avança a criação de NP para coberturas de segurança

No âmbito, dos projetos desenvolvidos na Subcomissão 1 – Piscinas, da Comissão Técnica 166, do CATIM, a APP, continuará, em 2024, envolvida na revisão de normas nacionais cujo período de revisão obrigatória chegou.

Mas, a grande novidade nos trabalhos técnicos para este ano é a criação de uma norma para o fabrico e instalação de coberturas de segurança, cuja iniciativa partiu da APP, tendo sido aceite pelos restantes membros da subcomissão, aquando da última reunião em dezembro passado.

 

Equipamentos de Segurança

No seguimento da Proposta Legislativa apresentada no verão de 2023, a atualização de normas existentes e elaboração de novas normas, é um passo lógico e essencial, uma vez que são necessárias referências normativas nacionais ou europeias, para que possam ser mencionadas numa proposta e tornadas Lei.

Assim sendo, a aposta da APP, para 2024, será na atualização da norma NP 4500, relativamente a barreiras verticais para piscinas e no desenvolvimento de uma nova norma para o fabrico e instalação de coberturas de segurança. Esta nova referência normativa, será desenvolvida com base na Norma Francesa NF P90-308, já utilizada a nível europeu pelos fabricantes.

Dois equipamentos mencionados na Proposta Legislativa, nos quais acreditamos serem eficazes na proteção do plano de água e que serão cada vez mais comuns, tendo em conta as preocupações ao nível da segurança, por parte dos consumidores.

 

Piscina de uso Público

Complementando a tradução da norma NP EN 15288 – parte 1, finalizada em 2023, será iniciada a tradução da Parte 2, referente aos requisitos operacionais de piscinas de uso público.

A norma NP 4542, referente à Qualidade da Água em Piscinas de uso público, também estará em revisão. As preocupações crescentes quanto à escassez de água, estarão por detrás das principais alterações.

A introdução no mercado de sistemas de tratamento da água mais eficazes e eficientes, possibilitam poupanças hídricas e energéticas consideráveis, sendo assim, essenciais à transição energética necessária para o setor das piscinas.

Principais Parcerias